Boa postura:
“Nenhuma postura é tão boa que possa ser mantida por muito tempo, movimente-se”!
Uma boa postura é aquela que apresenta bom estado de equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos, etc.) contra lesão ou deformidade, que não seja fatigante, que não provoque dor, que seja funcional e esteticamente aceitável.
A boa saúde da coluna depende das atitudes posturais praticadas no dia a dia, tais como o modo carregar peso, modo de sentar, posições de dormir, vestir roupas, etc. além é claro de boa prática de exercícios posturais e do combate ao excesso de peso.
O tratamento irá depender da real causa desta dor nas costas se é uma protrusão, uma hérnia, ou se o problema é somente postural, muscular, ergonômico.
Qual a posição correta para dormir?
A posição de dormir é uma fonte possível de problemas cervicais (na altura do pescoço). O seu travesseiro o força a dormir com o pescoço em um ângulo, seja ele muito alto ou muito baixo? Se sim, deve-se investir em um novo travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna, e esta paralela à cama. Deve-se certificar que o espaço entre a parte de trás do pescoço e a cama esteja preenchido por um travesseiro de maneira que o pescoço fique relaxado em posição neutra.
Não durma de bruços, esta posição coloca grande pressão sobre o pescoço. Travesseiros de pena são geralmente melhor que os de espuma; eles se ajustam facilmente ao formato da cabeça.
Não use muitos travesseiros. Lembre-se também que os travesseiros não duram para sempre e depois de alguns anos, travesseiros tendem a diminuir e precisam ser substituídos. Além
disso, uma cama que não ofereça suporte suficiente para as costas também pode ser uma fonte de desconforto cervical.
AGORA A BLUSAÚDE CONTA COM ATENDIMENTO EM FISIOTERAPIA!
Fonte: neurocirurgia.com– Junho/2016